REPERTÓRIO 2014

PROJETO POESIA PARA TODAS AS IDADES






Poesia para todas as idades é um projeto realizado pela Editora Adonis, do qual o grupo Macamã Arte e Cultura participa com a apresentação de um espetáculo teatral que aborda o conteúdo do projeto.


O projeto tem como objetivo incentivar o gosto pela leitura e aproximar os leitores da poesia e de outras manifestações artísticas. A concepção do espetáculo teve como finalidade mostrar que a poesia, além de lida, pode ser vista, ouvida e sentida de diferentes maneiras.

Tomando como base os seis poemas que compõem a coleção trabalhada no projeto, o grupo transformou textos clássicos da literatura de língua portuguesa em brincadeiras de criança, com a proposta de aproximar o público de poemas muitas vezes considerados difíceis.

O espetáculo mostra as diversas formas de ler e apreciar poesia, utilizando várias linguagens teatrais, variação essa que vem de encontro com a diversidade das poesias. Os poemas encenados são: Quadras ao gosto popular, de Fernando Pessoa, As Pombas, de Raimundo Correia, Cantiga de Amigo, de Dom Dinis, Canção do Exílio, de Antônio Gonçalves Dias, Lira XX, de Tomás Antônio Gonzaga, e Ismália, de Alphonsus de Guimaraes.

Cada um desses poemas foi transformado em livro e ricamente ilustrado pela artista plástica Rita Cavallari. Os livros formam a coleção Poesia para todas as idades, organizada por Marco Catalão, e reunidos em um kit que contém ainda cartões postais e um livro em branco para que cada leitor possa escrever a própria poesia.

O projeto teve patrocínio da empresa Eaton, realização da Editora Adonis, produção cultural da 3marias, agenciamento da Mona Cultural, apoio das Prefeituras de Valinhos e Jundiaí, por meio das respectivas secretarias de Educação, e apoio cultural do ProAC – Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo – Secretaria da Cultura


Ficha Técnica:

Concepção: Patrícia Claro
Direção: Zeca Coelho
Coreografia: Patricia Claro
Concepção e direção musical: Hulkinho
Cenário: Fabiana Pantarotto
Sonoplastia: Hulkinho
Iluminação: Bruno Smanioto
Produção artística: Fabiana Pantarotto e Glaucia Neves
Elenco: Fabiana Pantarotto, Glaucia Neves, Hulkinho (músico) e Bruno Smanioto (luz)
Duração: 40 minutos
Recomendável para todas as idades
Realização: Grupo de teatro Macamã Arte e Cultura



__________________________________________________________________


ESPETÁCULO: "VAQUINHA CURAU"
DRAMATURGIA: Erico Gomes
Direção: Antonio da Silva (Beto) e Zeca Coelho

                                                                  Foto: Luciane Marchesin


Sinopse:
Dois “mestres” rivais (Zefa e Brocoió) resolvem se enfrentar num “duelo” (catira ou cururu), mas são surpreendidos por um desafio: encontrar o dono daquela que só pode ser vista por quem tem bom coração. Procura que vai provocar o encontro com a vaquinha Curau, o Bicho Papão, o Saci e outros personagens da cultura caipira.

Release:
O espetáculo mostra o lado mágico de uma história linear através da dança, da música e outros elementos da linguagem teatral; tudo para estabelecer um jogo entre a realidade e a fantasia, aspectos estes que permeiam o universo infantil e a poética caipira, numa intenção assumidamente artística.
Encenação onde as relações dizem tudo e as transformações, presentes em cada cena, propõem uma busca para dentro de si mesmo... Onde o coração fala mais alto! Espetáculo teatral para toda família vivenciar juntos uma experiência artística.


A vaquinha CURAU estreou em agosto de 2011 no Teatro Municipal Manoel Lyra – Santa Bárbara D’Oeste. Com 25 apresentações e atingido um público estimado em 6.000 espectadores o espetáculo circulou pelas cidades de Americana, Santa Barbara D’Oeste, Nova Odessa, Cosmópolis, Escolas, Projetos Culturais do SESI, Mostra e Festival de Teatro.

Ficha técnica:
Dramaturgia: Erico Gomes
Direção Geral: Antonio Roberto da Silva
Direção de Atores: Zeca Coelho
Assistente de Direção: Gláucia Neves
Produção: Ronaldo Britto e Grupo Macamã
Classificação: espetáculo infantojuvenil
Recomendação etária: Livre para todos os públicos
Gênero: Comédia
Duração: 60 minutos
Tema: Bondade e Cultura Caipira Paulista
Conteúdo: Teatro, Dança e Música

Elenco:
Helton Carlos (Nhô Tunico, Papão e Saci)
Glaucia Neves (Zefa)
Jorge Gama (Brocoió)
Bruno Smanioto (Zé Lorota)
Fabiana Pantarotto (Bernadete)
Patrícia Claro (Vaquinha Curau)
Hulkinho (Músico)


________________________________________________________________________



ESPETÁCULO: "O VELHO - DO INDIZÍVEL AO INVISÍVEL"
DRAMATURGIA: Fabio Vital e Antonio da Silva (Beto)
Direção: Antonio da Silva (Beto)

                                                                           Foto: Juarez Godoy


Uma brilhante professora de renomada universidade está às vésperas da aposentadoria. Porém, vive atormentada por uma dúvida latente na alma que persegue o ser humano, em especial os idosos, foi ou será feliz? Num momento de desespero, surge misteriosamente um antigo amigo que a conduz a momentos de reflexão e riso. Encontro que vai deixar o público na dúvida: Foi real ou sonho?

RELEASE
Na história tudo pode, ou não, ser real. As personagens podem, ou não, existir.
E será que elas realmente estão ali? Ou não? Dizer mais que as palavras. Mas como dizer algo mais do que as próprias palavras exprimem? Esse “algo mais” ultrapassando a linguagem conduz o espectador a uma sensação de estranheza. O espetáculo se desenvolve muitas vezes beirando o fantástico e o irreal. Verdade ou sonho? Do indizível ao invisível. Por isso a encenação se apropria da linguagem das formas animadas, da música, dos sons, da luz e suas “variações”. Tudo isso sem perder o fio condutor, o estado de conflito interno permeado por momentos cômicos. O espetáculo é um pequeno mergulho nas inquietações da alma do idoso e no universo metafísico e filosófico.

FICHA TÉCNICA
Dramaturgia: Fabio Vital e Antonio da Silva (Beto)
Direção Artística: Antonio da Silva (Beto) e Glaucia Neves
Elenco: Beny Silva e Bruno Smanioto
Marketing: Helton Carlos e Bruno Smanioto
Produção: Macamã Arte e Cultura
Assessoria de Imprensa: Grupo Macamã
Projeto Gráfico e Divulgação: Helton Carlos
Administrativo: Fabiana Pantarotto, Gláucia Neves, Bruno Smanioto
Recomendação etária: Livre para todos os públicos
Gênero: Drama / Animação
Duração: 30 minutos